Recuperação do manguezal da Praia da Paciência. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Praia da Paciência, no Rio Vermelho, foi palco nesta sexta-feira (31) de mais uma ação do projeto Praia Verde, promovido pela Prefeitura de Salvador. A iniciativa contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), com foco em ações educativas e ambientais voltadas para banhistas e barraqueiros.

Durante a mobilização, foram distribuídos folhetos com orientações sobre descarte correto de resíduos e cardápios sustentáveis, que destacam boas práticas ambientais. A ação incluiu ainda o plantio de mudas de coqueiros e a apresentação de soluções para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como a secagem e compostagem de cascas de coco.

O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou que o projeto é um desdobramento das ações já realizadas com os frequentadores da praia. “A comunidade do Rio Vermelho tem mostrado engajamento com a causa ambiental. O reaproveitamento dos cocos, por exemplo, já virou um símbolo de sustentabilidade aqui. O manguezal que estamos cultivando deve estar mais alto em dois anos, mostrando o impacto positivo dessas ações”, afirmou.

A coordenadora de Educação Ambiental da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, reforçou o papel da conscientização. “Nosso trabalho é de orientação contínua para que o cuidado com o ambiente marinho e o manguezal se torne um hábito. Pequenas atitudes fazem toda a diferença”, disse. Frequentadores e comerciantes locais também elogiaram o projeto, destacando o reforço da consciência ambiental e a valorização da praia como patrimônio natural da cidade.

Limpeza das praias de Salvador. Fotos: Bruno Concha/Secom PMS.
Limpeza das praias de Salvador. Fotos: Bruno Concha/Secom PMS.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify