Recuperação do manguezal da Praia da Paciência. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Como parte do projeto-piloto Praia Verde, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis) iniciou a recuperação do manguezal da Praia da Paciência, no bairro do Rio Vermelho. A iniciativa foi criada exclusivamente para pensar na preservação desse ecossistema e consiste na recuperação do espaço através do plantio de espécies típicas da região de mangue. O plantio começou na última terça-feira (1º), com a participação da população e dos barraqueiros que trabalham no local.

Cerca de três espécies de manguezal foram plantadas no local: mangue branco, mangue vermelho e o mangue preto, que possuem objetivos diversos dentro da cadeia de ecossistemas de manguezal. Na ocasião, os participantes aprenderam sobre a importância de um ecossistema, de aspectos como a preservação da água doce e das nascentes presentes no local. Além disso, aprenderam sobre o funcionamento do globo terrestre, da influência da lua, do fluxo e refluxo de maré e da decantação da lama, onde são germinados os propágulos do manguezal.

“O manguezal é extremamente rico, inclusive de espécies que a gente consome, como o caranguejo, o siri e outros crustáceos. Ele também cumpre um papel muito importante no sequestro do gás carbônico, capitando até três vezes mais gás carbônico que uma árvore. A ideia é estender essa recuperação de manguezal para toda a cidade de Salvador e servir de exemplo para outras cidades também”, afirmou Ivan Euler, titular da Secis.

Recuperação do manguezal da Praia da Paciência. Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Recuperação do manguezal da Praia da Paciência. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify