Um dos prédios mais tradicionais da Rua Chile, localizada no Centro Histórico de Salvador, o Palace Hotel, pertencente ao grupo Fera Investimentos desde 2017, está completando 90 anos de inauguração em 2024. Primeiro hotel de luxo do Nordeste, o edifício foi construído pelo Comendador Bernardo Martins Catharino.
Atualmente funcionando como Fera Palace Hotel, o prédio esteve inativo desde o final dos anos 80 e voltou a operar na rede hoteleira em 2017, sob gestão de Marcelo Faria Lima e Antonio Mazzafera. “Para nós, garantir a preservação do edifício do Palace Hotel é extremamente gratificante. Colocamos de volta à cena cultural e empresarial da Bahia um equipamento que jamais poderia ficar abandonado”, celebrou Antonio.
O edifício possui oito andares e a sua fachada é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por conta do destaque predominante do Art Déco em seu visual. “O concreto armado e uma estilização de motivos ornamentais são postos em conexão, resultando numa obra arquitetônica de difícil enquadramento nas definições conceituais de estilo”, explica a entidade.
Tendo recebido personalidades de grande relevância como Carmen Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles, o Palace Hotel foi cenário de tramas famosas da literatura nacional, como o cassino presente em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, obra clássica de Jorge Amado.
O Palace Hotel possui 81 quartos e muitos pavimentos, com uma arquitetura histórica e várias peças originais dos anos 1930, como os pisos de taco de madeira e mármore, recuperados após a reforma para a abertura do Fera. Elementos como louças e luminárias também inspiram o estilo da época da fundação do prédio.
Além disso, a modernidade também pode ser vista no local, como a presença de fotografias produzidas por Akira Cravo, espalhadas pelos corredores e quartos do hotel, e outros artigos que trazem luxo ao ambiente, principalmente no rooftop, onde funciona o restaurante comandado por Fabrício Lemos e Lisiane Arouca.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify