A Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, localizada no bairro do Curuzu, foi onde a prefeitura da capital baiana realizou a divulgação do Carnaval de Salvador para 2024. Com o tema “Salvador Capital Afro”, a folia deste ano irá exaltar a cultura afro-brasileira e um investimento de mais de R$8 milhões está sendo destinado para os blocos Afros e Afoxés. Representantes dessas entidades estiveram presentes, além do prefeito Bruno Reis e Pedro Tourinho, responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
“Não poderia ser outro o tema, que não “Salvador Capital Afro”. Não poderiam ser outras as nossas homenagens, que não aos blocos Afro”, disse Bruno Reis no evento de divulgação. Vovô do Ilê exaltou o destaque direcionado para a cultura afro-brasileira: Estou muito feliz, […] Salvador está assumindo a sua cara preta. É muito bonito dizer que aqui é a Roma Negra, mas chegar nos eventos e parecer que estamos em uma cidade europeia. O bloco Afro não é só Carnaval, pois todo bloco desenvolve atividades sociais na sua comunidade”.
Além disso, foi informado o investimento no movimento Cole no Centro, com diversos atrativos para o público pipoca, entre o Campo Grande e o Pelourinho, com destaque para apresentações de Pitty, Davi Moraes e Pepeu Gomes, no dia 09 de fevereiro.
O Carnaval de Salvador terá os circuitos Barra/Ondina (Dodô), Campo Grande (Osmar), Pelourinho (Batatinha), Liberdade (Mãe Hilda), Nordeste (Mestre Bimba) e Garcia (Riachão). Além destes locais, haverão palcos em dez bairros e em três ilhas da capital baiana. A folia terá início no dia 03 de fevereiro, com o Fuzuê e a abertura oficial acontecerá na quinta-feira de Carnaval (08), com apresentação de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê, na Praça Castro Alves.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.