Cais de Bom Jesus dos Passos. Foto: Divulgação.
Cais de Bom Jesus dos Passos. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Salvador e a Fundação Baía Viva concluíram as obras de requalificação do Cais do Chico e a construção de um Ecoponto, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, pertencente à região administrativa do Subúrbio/Ilhas. A antiga plataforma era utilizada para o embarque e desembarque precário de moradores da Ilha, que dividiam o espaço com o lixo.

Em 2020, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), também em parceria com a Fundação Baía Viva, instalou um novo ponto de confinamento de resíduos e, agora, a criação do Ecoponto é um espaço moderno onde os resíduos passarão pelos processos de compostagem e reciclagem.

O novo cais conta com duas rampas para embarque e desembarque, quatro novos quiosques de alimentação, área para receptivo de turistas, salão de jogos para a comunidade e espaço para a associação de barqueiros local. O Ecoponto possui espaço para palestras de educação ambiental, horta comunitária, equipamentos para o melhor acondicionamento de reciclados e um píer exclusivo para embarque do lixo da ilha com destino ao aterro sanitário.

A nova orla da Ilha de Bom Jesus dos Passos está em fase final de construção e o projeto inclui um píer exclusivo para o Posto de Saúde, destinado a transferência dos pacientes em situação de emergência para o continente; complexo de dois novos restaurantes; núcleo de apoio esportivo; e quatro retroáreas destinadas a marinas secas públicas no entorno da ilha.

Ecoponto de Bom Jesus dos Passos. Foto: Divulgação.
Ecoponto de Bom Jesus dos Passos. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.