A Prefeitura de Salvador e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional concedem, nesta quinta-feira (26), às 14h30, uma coletiva de imprensa para explicar o achado arqueológico na Praça Castro Alves, encontrado durante as obras de requalificação do local, a cargo do município. O titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, e o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, vão conversar com os jornalistas na Praça Castro Alves.
A equipe de arqueologia da obra de requalificação da Avenida Sete de Setembro e Praça Castro Alves encontrou uma estrutura de concreto durante as escavações. As suspeitas iniciais são de que os resquícios identificados podem ser as fundações do antigo Teatro São João, que foi construído a partir de 1806 e demolido em 1923 após um incêndio.
Uma possível fonte de água do teatro também foi localizada no local.
As estruturas foram descobertas em uma escavação de 20 metros por 10 metros após prospecção arqueológica e o uso de um georradar para identificação de materiais no solo. O material ainda está em estudo. Um levantamento bibliográfico mais apurado será realizado para confirmar a origem da construção.