![Monumento em Memória ao Dia Mundial das Vítimas de Trânsito.](https://anotabahia.com/wp-content/uploads/2025/02/anotabahia-prefeitura-realiza-reparo-de-monumento-vandalizado-no-dique-do-tororo-remocao-pichacao-monumento-vitimas-de-transito-dique-do-tororo-foto-ascom-desal-1024x472-1-e1738950140230.jpeg)
Na última quarta-feira (05), a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), conduziu a restauração e remoção de pichações da peça em Memória ao Dia Mundial das Vítimas de Trânsito, localizada na região do Dique do Tororó. Apenas em 2024, a Prefeitura de Salvador gastou, ao todo, mais de R$600 mil com o reparo de monumentos vandalizados.
O equipamento, idealizado pela Desal, presta homenagem à memória das vítimas de tragédias no trânsito e foi inaugurado em 2022 pelo Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida (CEATV), em parceria com a Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran). Ao identificar possíveis atos de vandalismo e depredação do patrimônio público, o cidadão pode fazer uma denúncia ao Fala Salvador, por meio do telefone 156.
“Somente no ano passado foram gastos mais de R$600 mil apenas com a recuperação de equipamentos vandalizados, um valor relativamente alto e que poderia ser aplicado em outros projetos que beneficiam a população”, explica Virgílio Dalto, presidente da Desal. “As pessoas precisam se conscientizar e entender, de uma vez por todas, que quem perde somos todos nós. Esses equipamentos pertencem a cada cidadão e tem dinheiro do contribuinte investido. A população precisa ser aliada da gestão no quesito proteção dos equipamentos públicos. Ações de vandalismo, causadas por uma minoria, geram um alto prejuízo aos cofres públicos municipais”, acrescenta.
![Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal).](https://anotabahia.com/wp-content/uploads/2025/02/anotabahia-prefeitura-realiza-reparo-de-monumento-vandalizado-no-dique-do-tororo-28-02-2323-prefeitura-produz-mobiliario-urbano-para-mais-de-300-praca-em-salvador-fotos-otavio-santos-secom-pms-1-1024x.jpg)
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify