O prêmio Destaque Salvador Capital Afro vai homenagear 98 representantes da cultura afro-baiana, nas categorias Afoxés e Blocos Afros, Capoeira, Sociocultural, Moda e Beleza, Gastronomia e Religiosidade. O evento para convidados acontece nesta sexta-feira (16), às 10h, no Wish Hotel da Bahia. Com roteiro e direção artística de Ridson Reis, o Destaque homenageará associações, grupos culturais e instituições que valorizam a herança ancestral.
O projeto fomenta atividades culturais, artísticas e econômicas, demarcando a capital baiana como destaque da força e expressão da cultura afro-brasileira. Segundo o prefeito Bruno Reis, o legado da cultura afro é estruturante para a identidade de Salvador. “Ela faz da nossa cidade um lugar único, original e especial, para onde quer que a gente olhe. Podemos senti-la no nosso dia a dia, nas comidas, música, arte, moda, no sincretismo religioso, nos rituais, no nosso jeito de ser”, afirma.
A seleção dos homenageados foi feita por um comitê curatorial composto por Eduardo Santana, pedagogo e conselheiro municipal de educação; a administradora Fabíola Mascarenhas; Igor Tiago, produtor e gestor cultural da Casa do Benin; e Walter Pinto Júnior, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult e membro do Programa de Combate ao Racismo Institucional – PCRI.
O evento tem como objetivo posicionar a cidade como referência de afroturismo nacional e internacional. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.