Estreia na cena gastronômica soteropolitana a premiação Sabores de Salvador 2024, idealizada pelo publicitário Felipe Havok. Com a ascensão da culinária baiana no cenário nacional e internacional, a iniciativa busca valorizar a gastronomia local sob uma perspectiva soteropolitana, feito por baianos e para baianos. Ao final da premiação haverá o lançamento do Guia Sabores de Salvador, uma publicação anual que contemplará os 45 finalistas da premiação. O resultado da premiação será divulgado no dia 10 de dezembro no site oficial.
“A nossa gastronomia vem conquistando espaço no cenário global, mas é fundamental que iniciativas locais ajudem a promover e valorizar o que temos de melhor. No passado, tivemos premiações como a Veja Comer & Beber, que há anos deixou de realizar edições em Salvador. Apesar de importantes, esses eventos traziam um olhar externo. Agora, é o momento de termos algo genuinamente nosso, que reflita nossa identidade e celebre a nossa cultura” comenta Felipe Havok, criador da premiação.
A curadoria para escolha dos finalistas e jurados teve como prioridade garantir a pluralidade, autenticidade e conexão com a cena gastronômica da cidade. O júri é composto por 29 profissionais de diversas áreas, de médicos a produtores culturais. Neste sábado (16) os nomes dos jurados e finalistas das 15 categorias serão revelados para o público, junto com o início do período de votação popular, que vai até o dia 26 de novembro. A votação será pelo Instagram do Muito Gourmet, enviando a palavra “VOTAR” pelo sistema de mensagem direta, o público terá a oportunidade de votar nos seus favoritos entre os finalistas.
Confira as categorias do “Sabores de Salvador 2024”:
1. Restaurante do Ano
2. Chef do Ano
3. Melhor Acarajé
4. Cozinha Baiana / Regional
5. Cozinha Italiana
6. Cozinha Oriental
7. Cozinha Contemporânea
8. Hamburgueria
9. Cafeteria
10. Confeitaria
11. Sorveteria
12. Pizzaria
13. Café da Manhã
14. Carta de Drinks
15. Carta de Vinhos
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify