Paulo Neto, Licia Fabio e Ronaldo Jacobina. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (10), vai acontecer o lançamento da premiação “Melhores da Gastronomia: Edição Salvador” na CASACOR Bahia, que está sendo realizada no Bahia Othon Palace, na capital baiana. Idealizado pela promoter e produtora de eventos, Licia Fabio, e pelo jornalista e crítico gastronômico, Ronaldo Jacobina, o projeto busca celebrar a culinária baiana e destacar os restaurantes que proporcionam boas experiências para seus clientes. A iniciativa tem patrocínio do da empresa de contabilidade para restaurantes, HubNexxo, e apoio do Jornal Correio.

A partir de um júri especializado e participação popular, a premiação vai selecionar os melhores profissionais e restaurantes envolvidos na cultura gastronômica de Salvador, contemplando a atuação do setor em 2024. A premiação, que vai revelar uma lista de destaques e o grande vencedor dentre os 5 finalistas de cada categoria, vai acontecer em uma grande cerimônia em março de 2025. As inscrições acontecerão por meio de indicação dos jurados ou através da inscrição online gratuita, que estará disponível de 14 de outubro a 15 de novembro, no disponível na bio do Instagram do prêmio.

Os restaurantes aprovados entrarão na lista de apreciação do prêmio e serão avaliados pelos jurados por meio de visitas aos estabelecimentos. Os especialistas vão analisar critérios como: sabor, apresentação, criatividade, qualidade dos ingredientes, execução, atendimento, carta de vinhos e drinks, originalidade do menu, harmonização de sabores, inovação gastronômica, experiência sensorial e custo-benefício. As visitas aos estabelecimentos acontecerão de forma não anunciada, de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2024.

Todos os detalhes serão avaliados pelo público, que forma 30% de participação na avaliação, e pelo júri técnico especializado, que será composto por formadores de opinião, críticos e jornalistas envolvidos no universo gastronômico e ficará responsável por 70% da avaliação. A apreciação popular acontecerá em avaliação guiada por meio de um sistema de QR code com geolocalização, fazendo com que o avaliador tenha a experiência enquanto estiver, de fato, presente no restaurante. Antes da premiação, será divulgada uma lista com os finalistas que disputarão os prêmios.

“Hoje temos grandes prêmios nacionais importantíssimos, mas precisávamos fazer uma coisa nossa, com o nosso DNA, valorizando a nossa cultura. Para nós é um privilégio muito grande ajudar a fortalecer essa cena gastronômica que cresce cada vez mais na Bahia e reconhecer o talento não só dos chefes, mas dos empreendedores e de toda essa cadeia que forma o ecossistema da gastronomia na Bahia”, conta Ronaldo Jacobina.

“Estamos trabalhando muito e ajudando a escrever a história de uma coisa tão forte que é a gastronomia na Bahia. Subimos o primeiro degrau, começando pela gastronomia de Salvador, mas queremos crescer, expandir o prêmio para outras regiões da Bahia, valorizar a comida indígena, do sertão, do recôncavo; e quem sabe até partir para outros estados. Com tanta história que a gente tem, cada folha, cada fruto, cada tempero diferente, a comida traz um ensinamento muito grande”, declara Licia Fabio.

Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify