Cerca de 30 empresários brasileiros participaram do Conselho Empresarial dos Brics (Cebrics), em Johanesburgo, que aconteceu até ontem (23). A missão empresarial foi liderada pelo presidente-eleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o baiano Ricardo Alban. Ele assume o cargo oficialmente no fim de outubro, mas já realiza duas grandes missões empresariais no exterior: a Cúpula dos Brics e a reunião dos empresários do B20, em Nova Dehli, na Índia.
A CNI exerce há 10 anos a secretaria executiva do Cebrics e trabalha junto com grandes empresas como Embraer, WEG, Vale, BRF e Banco do Brasil, coordenando a atuação dos 91 membros brasileiros inscritos nos grupos temáticos de trabalho para a construção de posicionamentos do setor privado para os governos. O objetivo é fortalecer os laços econômicos e comerciais e ampliar os investimentos entre as comunidades empresariais do BRICS.
“A importância do diálogo e da interação com os Brics é fundamental. Basta olharmos alguns números. Os Brics somam 42% da população mundial (3,2 bilhões) e representam 25% do PIB mundial (US$ 25,8 trilhões). Os investimentos diretos estrangeiros nesses países quadruplicaram na última década. São argumentos que por si só que já justificam esse olhar mais atento ao bloco”, disse Alban.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.