A cantora e empresária Preta Gil compartilhou um vídeo nas suas redes sociais na tarde deste domingo (16) com atualizações sobre o seu estado de saúde. No dia 5 de janeiro deste ano, Preta foi internada em uma clínica no Rio de Janeiro, onde permaneceu por seis dias até receber o diagnóstico de adenocarcinoma, um tipo de tumor maligno, no intestino.
A cantora comenta que não pôde atualizar o público sobre seu tratamento oncológico, pois passou por um grande susto. A filha de Gilberto Gil revela que se sentiu mal no último dia 22 e foi para o hospital. No dia seguinte, Preta passou uma septicemia, um choque séptico causado por uma bactéria que entrou no organismo da cantora, possivelmente pelo cateter da quimioterapia.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a sepse é a disfunção de um ou mais órgãos por conta de uma infecção e a principal causadora de mortes dentro das unidades de tratamento intensivo (UTIs). A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a sepse mata 11 milhões de pessoas a cada ano; no Brasil a estimativa é de 240 mil.
“Foram momentos bem difíceis, eu passei por momentos delicados, mas graças à Deus, aos meus Orixás, minhas Santas e meus médicos, que formaram uma equipe impecável, eu estou aqui agora, podendo gravar esse vídeo pra vocês, bem e recuperada. Ainda [estou] fazendo uma reabilitação, eu tive algumas sequelas por conta dessa sepse”, declara Preta. A cantora tem mais três semanas de reabilitação para poder retornar ao tratamento oncológico, interrompido pela septicemia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.