A partir desta terça-feira (12), o restaurante Preta Tira-Chapéu, localizado no Palacete Tira Chapéu, na Rua Chile, vai retomar sua rotina de funcionamento de almoço e jantar, após parada para desmontagem da Casas Conceito 2024. Com espaço assinado pelo arquiteto Marcos Barbosa e capacidade para 80 pessoas, o restaurante comandado pela chef Angeluci Figueiredo, a Preta, está entrando definitivamente no roteiro gastronômico do Centro Histórico de Salvador.
Assim como nas suas duas outras unidades, na Ilha dos Frades e no Museu de Arte Contemporânea, Preta aposta nas artes visuais e culinárias, com as paredes repletas de obras de diversos artistas baianos, como Iuri Sarmento e Sergio Rabinovitz. No cardápio, a chef resgata e homenageia lugares e personagens que povoaram a primeira rua do Brasil. “Apostamos mais uma vez nos frutos do mar, com pratos que valorizam a nossa vocação litorânea e que são uma paixão dos baianos e dos turistas que visitam nossa terra”, conta.
No menu, o restaurante nomeia os pratos com apelidos com referências culturais. O Bacalhau, levemente defumado, está registrado como Mulher de Roxo, personagem misteriosa e icônica daquela área até os anos 1990. A Moqueca de Camarão com Coco Verde é chamada por lá de Slopper, uma referência a um grande magazine que fez história na região.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify