A primeira edição do Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) reuniu nesta sexta-feira (13), na abertura oficial do evento na Escola Djalma Pessoa, em Piatã, 83 escolas brasileiras e mais de 600 estudantes de vários estados do país. A programação segue até este sábado (14), das 9h às 15h, com retirada gratuita dos ingressos através do Sympla ou no local.
Na sexta, o evento iniciou o itinerário com a organização das arenas para os torneios de robótica FIRST LEGO League Challenge e F1 in Schools. Com o intuito de tornar a ciência e a tecnologia mais acessíveis no estado o SESI Bahia atua com a iniciativa de apadrinhamento de escolas públicas baianas, e cinco delas marcam presença nesta temporada. A 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica – FENIC e o Torneio Regional de Robótica são algumas das principais atrações do festival. Há ainda o museu interativo SESI LAB, o Torneio de Cubo Mágico, atividades com jogos de tabuleiro, oficinas gratuitas de robótica e o Palco Cultura e Tecnologia.
Estiveram presentes no palco de abertura do evento, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia através da Escola SESI Bahia, Fausto Augusto Júnior, presidente do Conselho Nacional do SESI, Wisley João Pereira, superintendente de Educação do SESI Nacional, Armando da Costa Neto, superintendente executivo do SESI Bahia, Rowenna Brito, secretária da Educação do Estado da Bahia e Cléssia Lobo, superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia.
“Os jovens de hoje estão preocupados com a poluição, com o meio ambiente, com a falta ainda de igualdade e com o problema básico que a gente não resolveu no nosso país, que é a fome. Então, quando a gente olha todas as soluções que eles estão propondo aqui, temos a prova do quanto a educação transforma e como precisamos, cada vez mais, investir nesse caminho”, reforçou Cléssia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify