Lançamento da Wini.IA. Foto: Bruno Concha/Secom PMS.
Lançamento da Wini.IA. Foto: Bruno Concha/Secom PMS.

A capital baiana foi a cidade escolhida para receber o lançamento nacional da primeira Inteligência Artificial Afroreferenciada do Brasil, a Wini.IA. A Casa Vale do Dendê, no Centro Histórico de Salvador, foi o local escolhido como sede do evento, que aconteceu na última sexta-feira (29), durante o Festival Afrofuturismo, parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro.

O projeto teve sua estreia internacional no WebSummit, em Lisboa, consolidando a startup Biografia Preta, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, como uma referência global em tecnologia educacional. A Wini.IA é composta por três pilares principais: Inteligência Artificial Afroreferenciada, Biblioteca de Biografias e Metaverso Afroreferenciado. Com objetivo de apoiar a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatória a inclusão de temas afro-brasileiros e indígenas nos currículos escolares, a plataforma oferece uma experiência educativa imersiva, permitindo que os usuários interajam com personalidades históricas afro-brasileiras, como Maria Filipa, Luiz Gama e Machado de Assis.

“Nós entendemos que Salvador foi parte da construção, foi o início da construção da história negra no Brasil, a história afrodiaspórica. Então trazer, reviver essas histórias, fazer com que as pessoas tenham a possibilidade de interagir com nossas plataformas e através da nossa plataforma, ter outras perspectivas do que a perspectiva do colonizador, isso é uma grande felicidade. E também é importante para a Biografia Preta como negócio, porque nós entendemos que Salvador com certeza vai ser um grande espaço que nós conseguiremos levar ao plataforma para as escolas, instituições educacionais e outros lugares”, destacou Leo Oliveira, fundador da Biografia Preta e integrante da equipe de sócios da startup, junto às baianas Mel Campos e Tata Ribeiro.

Centro Histórico de Salvador
Centro Histórico de Salvador. Foto: Reprodução

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify