De acordo com informações analisadas e divulgadas pela Secretaria de Planejamento da Bahia (SEPLAN), os valores das exportações neste primeiro semestre atingiram o valor de US$5,162 bilhões, 0,1% acima do mesmo período do ano passado. O volume de saída das produções baianas caiu, mas os preços dos produtos tiveram aumento, gerando a estabilidade.
Em um comparativo interanual – dentro de um intervalo de doze meses – o volume de exportações do estado teve uma redução de 10,7%. Entretanto, o preço dos produtos tiveram um aumento médio de 12,7%. O cacau e seus derivados foram responsáveis por US$68,7 milhões em vendas, indicando um crescimento de 300%. O algodão foi outro destaque favorável para as receitas oriundas da saída de produções baianas.
A China foi apontada como o principal destino dos produtos baianos neste primeiros seis meses, sendo responsável por 26,2% das exportações. O percentual representa um crescimento de 14,2%, em paralelo com o mesmo período de 2023. Entretanto, houve registro de queda para a América do Sul, atingindo o número de 21,7%, em um comparativo com o primeiro semestre do ano passado.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify