De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria baiana, no segmento de transformação e extração mineral, teve sua produção elevada em 3,3% no primeiro trimestre deste ano.
Os indicadores apresentaram contribuições positivas da produção de derivados de petróleo, celulose, papel e seus materiais procedentes, borracha e plástico, além do segmento alimentício, incluindo bebidas. O setor extrativo foi determinante para o crescimento das indústrias no primeiro trimestre do ano, resultando em um número favorável de 36,3%.
Em comparativo com outros pontos do país, o Rio Grande do Norte demonstrou o crescimento de maior destaque, no primeiro trimestre de 2024, indicando o número positivo de 24,1%. A pesquisa colheu registros de 17 estados e apenas Paraná e Pernambuco registraram taxas negativas de crescimento.
O levantamento foi realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), baseado nos dados apresentados pelo IBGE. O órgão também revelou que o indicador acumulado dos últimos doze meses apresentou um aumento de 0,1% na produção industrial do estado.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify