
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Pedro Maia, é o único candidato à presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para o mandato de 2026. A eleição ocorre no dia 29 de outubro, e a posse está prevista para 10 de dezembro, quando ele sucederá Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur.
A candidatura foi apresentada de forma consensual, sem concorrentes, demonstrando confiança e reconhecimento por parte dos colegas. A expectativa é de aclamação unânime no pleito.
“Recebo com alegria e profundo senso de responsabilidade a confiança construída entre os colegas que compõem o Conselho Nacional”, afirmou Pedro Maia.
Ao assumir o cargo, Maia representará todos os Ministérios Públicos do país, articulando ações conjuntas e o diálogo com os Poderes da República.
Natural da Bahia, ele foi eleito cinco vezes consecutivas como o mais votado para a chefia do MPBA e já atuou em cargos de liderança no CNPG e em grupos especiais de combate ao crime organizado.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify