
O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, será eleito novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Candidato único da eleição que acontece nesta quarta (29), o chefe do MP baiano assumirá o cargo em 16 de dezembro, em Brasília, sucedendo Georges Seigneur, do MP do Distrito Federal e Territórios.
Esta é a terceira vez que a Bahia ocupa a presidência do colegiado. Pedro Maia liderará o CNPG entre 2025 e 2026, representando os Ministérios Públicos estaduais e federais. “Recebo com alegria e profundo senso de responsabilidade a confiança dos colegas. É uma missão que exige serenidade e compromisso com a defesa da sociedade”, afirmou o procurador.
Com 21 anos de carreira no MP baiano, Maia tem trajetória marcada pela atuação em áreas estratégicas, como o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e o Centro de Apoio Operacional Criminal. Ele também presidiu o Grupo Nacional de Comunicação (GNCOM), criado para fortalecer a transparência institucional.
O CNPG, fundado em 1981, reúne os procuradores-gerais de todos os Ministérios Públicos do país e tem como objetivo promover a integração das instituições e o aprimoramento da atuação conjunta.
