Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), apresentados na última sexta-feira (07), 166,7 mil autoveículos foram produzidos no mês de maio no Brasil. O número representa uma queda de 26,8%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Além disso, o valor representa uma redução de 24,9%, ante ao volume de abril deste ano.
Os índices podem ser percebidos com maior destaque na categoria de comerciais leves, onde sua produção em maio demonstrou uma queda de 44,4%, em comparação com o mesmo período de 2023. Entretanto, a produção de caminhões no último mês passou de 50 mil unidades, superando os 33%, em contraste com o mesmo intervalo de tempo do ano anterior.
Para a ANFAVEA, o volume crescente de produtos importados deve chamar a atenção do setor automotivo nacional. O emplacamento de veículos oriundos do estrangeiro chegou a quase 160 mil unidades nos cinco primeiros meses do ano, indicando uma crescente de 37,8%, em comparação com o mesmo período de 2023. Grande parte desses autoveículos são de modelos elétricos e híbridos vindos da China.
Em contrapartida, foram exportadas 136,3 mil unidades entre os meses de janeiro e maio deste ano. O valor representa uma queda de 29,7%, em um comparativo com os primeiros cinco meses de 2023. Apenas no mês de maio, a indústria automotiva brasileira foi responsável por 26,8 mil unidades, 41,4% a menos do número atingido no mesmo período do ano passado.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify