Festival da Virada 2023
Festival da Virada 2023. Foto: Lucas Moura/SECOM

De acordo com o Radar Econômico, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o setor de eventos de cultura e entretenimento do país é onde há uma grande movimentação no mercado de trabalho em 2023. Até o mês de setembro, o segmento teve um aumento de 34,8% na geração de empregos, em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto outras atividades econômicas registraram quedas, como a construção civil aponta uma redução de 14,6%.

Doreni Camaroni Júnior, presidente da ABRAPE, atribui tal crescimento ao programa emergencial desenvolvido para estimular a economia na área após a pandemia: “Estes resultados refletem a importância do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que permitiu uma rápida retomada do setor após o longo período de paralisação provocado pela pandemia. Ofereceu segurança jurídica, tributária e econômica para que pudéssemos voltar a gerar empregos e movimentar a economia em todo o país”.

A atenção do público para eventos em geral movimentou bastante o mercado, incentivando o aumento da movimentação econômica no setor. De janeiro a setembro de 2023, o consumo deste segmento atingiu a marca de R$86,5 bilhões. Desse montante, o valor de R$9,6 bilhões foi consumido apenas no mês de junho.

Festival de Verão 2023
Festival de Verão 2023. Foto: Esperança Gadelha

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, TwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify.