Em estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, com base em dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério do Trabalho e Previdência, as atividades relacionadas a produção de eventos geraram 25.554 vagas de emprego entre janeiro e outubro de 2023, implicando em um aumento de 46,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número faz o setor liderar no quesito de movimentação do mercado de trabalho.
O crescimento no setor de eventos tem atribuições relacionadas ao fomento do consumo cultural e esportivo no país. Espetáculos teatrais, festivais de médio e grande porte, produção de eventos de futebol, shows nacionais e internacionais estão dentro das atividades principais da área, causando um índice elevado de novos empregos temporários e permanentes.
Outras atividades econômicas registraram queda no percentual de geração de emprego neste ano. O setor de construção civil teve uma redução de 12,4%, enquanto a agropecuária registrou diminuição em 9,1%. A média nacional, envolvendo todos os ramos apresentou um declínio de 23,7%.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.