Cortejo Afro. Foto: A TARDE PLAY

Nesta quarta-feira (28), o Wish Hotel da Bahia, na capital baiana, vai promover um evento em celebração aos 75 anos do Afoxé Filhos de Gandhy e aos 50 anos do Ilê Aiyê. Dedicada aos blocos afros, a ocasião vai contar com a exibição do documentário “Sons do Terreiro Mundo”, produzido pela equipe do A TARDE PLAY, o núcleo audiovisual do Grupo A TARDE. Com depoimentos de figuras como Arany Santana, diretora do Ilê Aiyê, Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro, e Agnaldo Fonseca, bailarino do Malê Debalê, a produção explora as raízes culturais e religiosas dos Blocos Afro e Afoxés de Salvador, evidenciando a conexão entre os terreiros de Candomblé e a rica musicalidade da Bahia.

O documentário investiga como as religiões de matriz africana influenciam a percussão e a identidade cultural baiana, assim como, a importância musicalidade afro-brasileira no Carnaval de Salvador. Para Arany, o terreiro foi o grande celeiro que deu margem a explosão de blocos afro e afoxés. Já Alberto Pitta, destaca que o Candomblé não é importante somente para o Cortejo Afro, mas pra todos os blocos afro.

“O Ilê foi fundado dentro de um terreiro. A partir disso, várias comunidades começaram a fundar seus blocos afro e seus afoxés e, naturalmente, feitos por pessoas ligadas aos terreiros de candomblé. Daí isso vira uma tradição. Todo afoxé e bloco afro tinha a sua mãe de santo”, conta Pitta.

Os blocos afro também assumem compromissos políticos que passam pelo fortalecimento da resistência negra e a defesa da sua religiosidade. “Os espaços de axé foram as primeiras organizações negras de potencialização, porque quando chegamos aqui na condição de escravizados o único lugar que o negro se segurou foi nas suas heranças ancestrais africanas. Foram elas que mantiveram eles para resistir, como estamos resistindo até hoje. Os espaços de terreiro são de extrema importância para manter firme essa fé”, afirma Agnaldo Fonseca.

Arany Santana. Foto: A TARDE PLAY
Alberto Pitta. Foto: A TARDE PLAY
Antônio Carlos dos Santos. Foto: A TARDE PLAY

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify