Estatueta Oscar
Estatueta Oscar. Foto: Reprodução.

O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional com a divulgação da lista de pré-selecionados ao Oscar 2026. O longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, figura entre os 15 títulos escolhidos para a categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, a produção também aparece na pré-lista da nova categoria de Melhor Direção de Elenco, ampliando sua presença na principal premiação do cinema mundial. O resultado reforça o bom momento vivido pelo audiovisual brasileiro.

Outros trabalhos nacionais também foram reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Estão na pré-lista o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, o curta-metragem Amarela, de André Hayato Saito, e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo filme Sonhos de Trem.

A seleção inclui ainda o documentário Yanuni, coprodução internacional que aborda os direitos indígenas. Os cinco finalistas serão anunciados em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março.

O Agente Secreto. Foto: Victor Jucá/Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify