Conhecido como Nininho, o professor baiano Wellington Silva, de Monte Santo no norte do Estado, levou sua história para o “Domingão com Huck”, da Rede Globo, no último domingo (13). O professor ganhou destaque nacional por sua estratégia de ensino, a qual alfabetiza idosos utilizando músicas do cantor e compositor Luiz Gonzaga. No palco do programa, apresentado por Luciano Huck, Nininho foi aplaudido de pé pela plateia.
O reconhecimento começou após viralizar com um vídeo em que ensina as vogais para seus alunos idosos, ao som da canção “Sebastiana”, do Rei do Baião. A publicação já acumula mais de 6 milhões de visualizações no Instagram e 800 mil no TikTok. Segundo Nininho, o método busca aproximar os alunos das salas de aula, trazendo a identidade cultural para dentro do processo de alfabetização e fomentando a educação entre os moradores locais. O projeto Grupo Saudade foi originalmente criado pelas tias do professor, Nega e Valdecir.
Durante o programa, Luciano Huck reforçou que o papel do educador deve ser mais valorizado no Brasil e parabenizou Nininho pela iniciativa e vontade de impactar a vida das pessoas através da educação. “Esse país tem que respeitar os professores, esse país tem que valorizar os professores. Quando você tem o professor na família, é motivo de orgulho, e quando o professor faz a diferença, tem que ser aplaudido de pé. Em nome de todos os professores do Brasil, feliz dia dos professores”, disse o apresentador.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify