Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que estreia no dia 23 de julho, o professor Iuri Nascimento, coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, elencou algumas atividades esportivas das Olimpíadas para serem adotadas no dia a dia.
Ele observa que “o ideal é a realização de um programa de fortalecimento muscular conduzido por um profissional de Educação Física, realizado de forma paralela à prática esportiva, no intuito de prevenção de lesões musculoesqueléticas e otimização do desempenho físico” e que “a avaliação física realizada por um profissional de Educação Física é fundamental para traçar metas individuais”.
Confira as principais características desses esportes, segundo o professor:
Atletismo (corrida), Natação e Ciclismo – Rotuladas como modalidades de predominância aeróbica, muito identificadas com os benefícios cardiorrespiratórios e indicadas para aqueles que almejam o processo de emagrecimento.
Vôlei de praia – Destaque para melhora da agilidade, equilíbrio, coordenação e resistência cardiorrespiratória. A instabilidade proporcionada pela areia, promove maior exigência motora para os seus praticantes.
LPO – Levantamento de Peso Olímpico – Vem ganhando adeptos nos treinos de Crossfit, proporcionando principalmente o aumento da força muscular, capacidade física importante para as tarefas motoras cotidianas.
Skate e Surf – Os chamados Esportes Radicais são desafiantes no aspecto concentração e exigem muita flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência cardiorrespiratória.