Com o desafio de trazer para o centro da cena escritores e artistas colocados à margem, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chega à 20ª edição com o tema “Ver o Invisível” e homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. O evento também traz como novidade a artista homenageada, a fotógrafa Claudia Andujar.
A festa literária, que retorna à cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 27 de novembro, teve sua programação anunciada nesta terça-feira (13). A curadoria do evento conta com a professora de Letras da Universidade Federal da Bahia, Milena Britto. Além dela, também integram a jornalista, tradutora e editora gaúcha Fernanda Bastos e o professor da Universidade de Princeton, Pedro Meira Monteiro.
Segundo a a baiana Milena Britto, a curadoria buscou trabalhar a literatura em seu conceito expandido, incluindo todas as manifestações artísticas para alavancar narrativas que inspiram a cooperar e seguir em frente.
“Como conciliar tantas diferenças, em um país tão caudaloso, tão complexo? Como colocar linguagens que são visíveis para poucos? É impossível tentar traduzir o país. Ver o invisível é, de alguma forma, colocar em conversa algumas manifestações, propostas, criações, linguagens que talvez sejam visíveis para poucos, mas, quando se juntam com algo que é diferente e de alguma forma se encontram na fronteira, seja no suporte, em linguagens polifônicas, em linguagens variadas”, questionou ela.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.