Nos dias 03 e 10 de novembro, mais de cinco milhões de pessoas estarão realizando mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Durante o ano, quase 500 mil baianos estão se preparando para a prova e alguns professores da Land School Federação, localizada em Salvador, passaram orientações para escolas e estudantes.
As instituições de ensino possuem papel de grande relevância durante o ano letivo, principalmente no período iminente ao ENEM. Abordagens importantes precisam ser realizadas por estas escolas, com o objetivo de desenvolver habilidades de seus alunos, por meio de atividades de diversas esferas.
“Além de fornecer suporte pedagógico, as escolas devem incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a gestão do tempo. Também é importante que a preparação inclua atividades que promovam o equilíbrio emocional e o bem-estar, reduzindo a ansiedade e fortalecendo a confiança do aluno”, destaca a diretora Graciela Coracini.
A gestora da unidade também traz orientações para os alunos se prepararem bem para a realização da prova. Segundo Graciela, o estudante “precisa reconhecer a responsabilidade que tem em relação ao seu próprio desempenho, adotando uma postura proativa, organizada e disciplinada. O sucesso não vem apenas de assistir às aulas, mas também de revisões autônomas, prática constante e persistência para superar dificuldades”.
O apoio familiar também merece atenção. A psicóloga Keila Parente comenta a importância dos pais durante o processo: “Sentir-se amparado e valorizado também contribui para o aumento da autoconfiança. Em relação à escolha profissional, é ideal que os pais estejam disponíveis para conversar sobre projetos de vida e sucesso profissional”.
Além do suporte, a busca pelos setores onde podem atuar no futuro também pode ser estimulada e auxiliada pelos pais. “Eles podem estimular os filhos a entrar em contato com profissionais das áreas que têm interesse para saber como funciona o mercado de trabalho, além de incentivá-los a pesquisar cursos e conhecer universidades”, finaliza Keila.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify