Edf. Oceania
Edf. Oceania. Foto: Mario Henrique Franceschini.

Nesta sexta-feira (15) acontecerá uma festa especial em torno dos 80 anos do Edifício Oceania, localizado na Barra, em Salvador. O evento, para 250 convidados, vai acontecer no seu panorâmico terraço, e será organizado por Marcos Damásio. Haverá também a inauguração de um memorial e o descerramento da escultura em parede do artista visual Gustavo Maciel, que será a surpresa da festa idealizada pelo síndico João Pedro de Freitas Cardoso.

A programação continua no dia 21, com palestra do ciclo no terraço do Edifício Oceania, com visita guiada ao memorial; de 22 a 24, acontece uma Feirinha de Artesanato no Largo do Farol, e como fechamento da programação, dia 24, a entrega de gêneros alimentícios não perecíveis recolhidos nos eventos, para entidades e instituições beneficentes da região da Barra e para a Igreja de Nossa Senhora D´Ajuda, que serão distribuídos, respectivamente, na Barra e no Centro Histórico.

História

A obra para a construção do Edifício Oceania começou na na década de 1930, porém, só foi concluída em 1943, devido a falta de materiais de construção gerados pela Segunda Guerra Mundial. O prédio, que possui elementos na sua construção de diversos movimentos arquitetônicos europeus como a Art Déco, Cubismo e o Modernismo, conta com 12 andares, 08 pavimentos, 05 elevadores e 48 apartamentos contando, todos com vista para o mar.

João Pedro de Freitas Cardoso
João Pedro de Freitas Cardoso. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.