Raíssa Martins. Foto: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de contemplar projetos visando fomentar o acesso aos livros no Brasil, o Ministério da Cultura realiza o Prêmio Pontos de Leitura, selecionando bibliotecas comunitárias espalhadas pelo país. A iniciativa baiana Livres Livros está presente entre as escolhidas no edital e irá receber o valor de R$30 mil, como premiação.

Fundado pela escritora baiana Raíssa Martins e inaugurado no ano de 2015, em Salvador, o projeto já distribuiu mais de 50 mil livros para leitores e outras bibliotecas de diversas regiões do estado, além de criar minibibliotecas em cinco municípios, para incentivar a leitura de milhares de pessoas pela Bahia. “A gente vê que as pessoas gostam de ler. Se eu mantenho esse projeto, com os sacrifícios pessoais que eu faço, é porque eu vejo o quanto ele chega aonde tem que chegar. São os olhos que brilham por um livro que movem a gente a continuar nessa caminhada tão difícil que é semear conhecimento. Como dizia Castro Alves: “bendito aquele que semeia livro e faz o povo pensar””, conta a fundadora.

Funcionando através de doações de pessoas físicas e jurídicas, o valor recebido pelo prêmio é bastante celebrado por Raíssa: “O prêmio é muito importante para projetos como o nosso, porque quem trabalha com educação nesse país, e com livre leitura, esbarra na dificuldade de receber investimentos. Ter ajuda financeira para a gente é revolucionário, porque nos capacita mais, e nos dá uma esperança”.

Atualmente, o projeto Livres Livros possui um acerco com cerca de 10 mil exemplares e distribui as publicações para comunidades espalhadas pela Bahia, além de bibliotecas.

Livres Livros da Zona Rural de Camaçari. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.