Gustavo Sotero e Romain Menei. Foto: Reprodução/Site do We Are Grom.

Nascida do desejo de tornar toda a jornada de gestação por substituição, popularmente chamada de “barriga de aluguel”, um local seguro e de troca, a WeAreGrom! oferece a personalização necessária para cada caso e contato direto com surrogacy planners. Criada pelo empreendedor baiano, Gustavo Sotero, e pelo executivo francês, Romain Menei, em 2023, o projeto veio da soma de dois fatores. A alta demanda de casais homossexuais interessados no processos e a vivência adquirida pelos esposos, Gustavo e Romain. Assim, resultando também na oportunidade de ajudar casais na realização desse desejo. “Por ser um trâmite muito burocrático, caro e de alto investimento emocional, tivemos receio, mas nós nos apoiamos no nosso sonho e juntos conseguimos realizá-lo”, relata Romain.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em pesquisa de 2019 que cerca de 40% dos casais heterossexuais entrevistados já foram acometidos por alguma situação que possa causar infertilidade, um dos grandes gatilhos para que considerem a barriga de aluguel. Também sabemos que homens solteiros e casais homossexuais masculinos são as maiores estatísticas de busca pelo processo no mundo”, pontua Gustavo. A partir de um cronograma com etapas bem definidas, transparência, empatia e ética, o casal trabalha em um número limitado de casos todos os anos. “Nosso objetivo é acompanhar os nossos clientes em todas as etapas do processo, desde o match com a portadora gestacional até os processos legais. Por isso, temos a responsabilidade de um número determinado de atendimentos. Com o objetivo de garantir a qualidade necessária para a fluidez de todas as etapas”, completa.

Romain conta que o diferencial do projeto é a proximidade e o acolhimento proporcionado a todos os clientes. Com isso, a operação dividida em três pilares: Beginner, Advisory e Unlimited, e todo o processo acontece nos Estados Unidos. No país, a prática é legalizada e há legislações claras e segurança para os casais que buscam realizar o sonho de ter filhos a partir da “barriga de aluguel”. Além disso, segundo o executivo francês, o projeto surge para solucionar um dos maiores problemas que as pessoas enfrentaram durante o processo. A falta de pessoalidade nas trocas e distância de uma relação mais transacional. “Eu acredito que estou trazendo um propósito maior para a minha vida, de complementar a minha experiência profissional e ainda poder fazer a diferença na vida das pessoas que desejam realizar esse sonho”, exprime.

Gustavo Sotero e Romain Menei são casados há 6 anos. Juntos, o casal tem os gêmeos Matias e Júlia, de 2 anos.

Gustavo Sotero. Foto: Divulgação
Romain Menei. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,InstagramLinkedIn e Spotify.