Neste sábado (5), será lançado o livro “Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia: Um Navegar de Encantos”, que comemora os dois anos de registro da manifestação cultural como patrimônio imaterial da Bahia, a partir das 19h, através do canal Chegança Fragata Brasileira, no YouTube. Durante a live, também será lançado um portal do projeto, com todo o material disponível online – apresentação do grupos de marujadas ativos, suas localizações, agendas e registros essenciais de salvaguarda.
A obra resulta de um processo de pesquisa em territórios baianos, organizada por Rosildo do Rosário, gestor cultural e mestre da Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, de Saubara, e produzida por uma equipe de pesquisadores e redatores: Scheilla Gumes, Vanessa Pereira Almeida, Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus e Luciana Maria de Lima Barreto. “É um livro feito de forma independente, a partir de um trabalho coletivo, que reúne informações sobre os 20 grupos de cheganças e marujadas que foram mapeados e visitados pela equipe responsável pela etnografia”, destaca Rosário.
O projeto é uma realização da Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira Saubara-Bahia (ASCMAFB) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) (Programa Aldir Blanc) via Lei Aldir Blanc.