
Após um início promissor, o projeto Rumo ao Riso, liderado pela atriz e palhaça terapeuta Gabi Roncatti, com produção de Ary Palmas (SP) e Erica Sccherolli (BA), avança com intervenções em hospitais de São Paulo e Bahia. Nesta semana, elas desembarcam na cidade de Luís Eduardo Magalhães, com uma iniciativa que une humor, música e literatura, reafirmando seu compromisso com a humanização dos ambientes hospitalares.
De acordo com a Gabi, uma das pioneiras em palhaçaria terapêutica no Brasil, “a arte da escuta e a terapia do riso têm um impacto comprovado na saúde, não só mental, mas também físico, auxiliando na redução do estresse e no aumento da imunidade”. Estudos científicos comprovam seus benefícios, como a melhora da circulação sanguínea, diminuição dos hormônios do estresse e fortalecimento do sistema imunológico, conforme evidenciado por pesquisas disponíveis na National Library of Medicine.
Inspirado no legado de Patch Adams, o projeto integra a arte da escuta com um olhar cuidadoso e respeitoso às necessidades hospitalares, garantindo que aqueles que têm receio de palhaços se sintam confortáveis, e alimentos não sejam distribuídos ou mencionados durante as intervenções, pelo bem de pacientes com restrições alimentares.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify