
O Projeto Mural (Movimento Urbano de Arte Livre) já se prepara para a próxima etapa, que promete movimentar ainda mais Salvador. “Essa edição é um reflexo da riqueza cultural que temos, misturando diferentes linguagens e expressões artísticas nesta nova série de megamurais”, destaca Vanessa Vieira, sócia da Trevo Produções e idealizadora do projeto. Com intervenções artísticas que celebram a diversidade, ancestralidade e a expressão urbana, o projeto deixará de presente quatro novos murais, espalhados por grandes paredes da capital baiana. O artista Éder Muniz foi o primeiro a concluir seu painel, que já pode ser apreciado no bairro do Comércio.
Agora, o projeto se prepara para receber novas empenas. Entre os destaques, está uma homenagem especial ao grande mestre das artes visuais baianas, Juarez Paraíso reconhecido por sua importância e influência na cena artística como escultor, desenhista e muralista brilhante. Imortal da Academia Baiana de Letras, o professor, homenageado este ano, produziu diversas esculturas, painéis, decorações de carnaval, e murais em espaços públicos e privados, como os emblemáticos murais do CAB, do Museu Geológico e do extinto Cine Tupy, assim como experimentações em diversas técnicas e no desenvolvimento de pesquisas artísticas.
Aos 90 anos, ele recebeu com alegria a notícia sobre a homenagem e prepara uma equipe especial para executar a sua empena, para realizar um megamural especial para o projeto. Outros destaques na programação do projeto deste ano é a presença da artista indígena Yakunã Tuxá, que vai trazer sua arte ancestral para o espaço urbano com a obra “Guarde lembranças de Kirimurê”; além do ACIDUM Project, duo de artistas reconhecidos internacionalmente, formado pelos artistas Robézio e Terezadequinta, que virão diretamente de Fortaleza, no Ceará, para deixar registrada a sua arte.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify