
Idealizado por Karla Luiza e Martins Neto, o projeto “Música à Beira do Mundo” lança, em 2025, uma série de videoclipes tendo como pano de fundo as paisagens do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. As apresentações musicais, que foram gravadas entre junho e dezembro de 2024, estarão disponíveis para visualização a partir do mês de abril, através do canal oficial do YouTube do projeto. Conectando música e as paisagens naturais da região – que é cercada por cachoeiras, picos, mirantes e riachos – a iniciativa busca promover o patrimônio natural, histórico e cultural do município.
Ao todo, foram 10 apresentações em formato de live sessions, com a participação de artistas como Mara Pau-Ferro, Betão dos Teclados, Miguel Bartilotti, Flor Violeta, Alexandre Melo e outros talentos locais. Entre os espaços escolhidos, estão o Vale do Queiroz, o Pico do Itobira, o Mirante do Junco e o Riacho das Pedras. Este último, marcado pela memória da comunidade quilombola afetada pela construção da barragem do Açude Brumado. A última gravação, realizada na Capelinha do Bom Jesus, com a banda Afrosamba, encerrou a temporada, reunindo um grande público em uma celebração de fim de ano.
“Estamos ansiosos para compartilhar com as pessoas os encantos do ‘Música à Beira do Mundo’. Cada vídeo carrega o impulsionamento importante na carreira de artistas que estão deslocados dos principais circuitos musicais, restritos aos grandes centros urbanos. É também uma forma de destacar os potenciais turísticos da cidade de Rio de Contas, exibindo com música as belezas escondidas desse canto da Chapada”, disse Martins Neto.
O projeto busca exaltar a identidade local e incentivar o turismo sustentável. A participação da comunidade também foi incentivada, com transporte, alimentação, seguro aventura e brindes oferecidos pela organização durante as gravações. O objetivo é não apenas entreter, mas também promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura local.


Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify