O projeto ParaPraia recebeu os seus padrinhos, os jornalistas Rita Batista e Osmar Martins Marrom e o engenheiro ambiental André Fraga, para um banho de mar assistido na praia de Ondina neste final de semana. A iniciativa é realizada por voluntários da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e possibilita que banhistas com deficiência física e mobilidade reduzida curtam um dia de praia.
“O ParaPraia é um projeto encantador! Para nós, pessoas sem deficiência, ir à praia parece uma coisa tão corriqueira, às vezes não damos valor a essa orla maravilhosa. Agora imagine o que é para uma pessoa com deficiência poder entrar no mar? Pessoas que, por conta da sua deficiência, muitas vezes não tiveram a oportunidade ou nunca foram à praia. Sou fã do projeto e fiquei muito feliz de ser madrinha. Eu estava com o meu filho e foi bom ele viver, participar dessa experiência, tão pequeno, aos cinco anos, e entender que o mundo deve ser verdadeiramente democrático, inclusivo e diverso”, comenta Rita Batista.
André Fraga, um dos idealizadores do projeto, também celebrou os momentos em Ondina. “A chuva não impediu que a gente fizesse mais um dia de sucesso do ParaPraia. E com a companhia de Marrom e Rita Batista, foi melhor ainda. Fico feliz em ser convidado para apadrinhar com eles o projeto. Desde sua criação, em 2014, luto para que o evento cresça ainda e prospere ainda mais”, conta.
Depois de dois anos de interrupção, o ParaPraia está de volta com o patrocínio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). “Temos que estudar e fazer um planejamento para estender o banho assistido para outras praias de nossa orla e prolongá-lo para outros meses do ano”, afirmou o secretário Junior Magalhães.
O ParaPraia encerra temporada no próximo sábado (11) e domingo (12), das 8h às 12h, com entrada gratuita e atendimento por ordem de chegada.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.