Nesta última quarta-feira (08), a Comissão de Cultura da Câmara aprovou o Projeto de Lei (PL) 4191/2023, que reconhece o carnaval de Salvador como manifestação da cultura nacional. O projeto, proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), homenageia a capital baiana e reconhece o trabalho de artistas e de toda a cadeia produtiva do carnaval.
“De fato, é uma manifestação cultural da maior importância, reúne uma diversidade de iniciativas e de grupos culturais, de grupos afro, de tradicionais agremiações fundadoras do Trio Elétrico em nosso país. Então, o carnaval de Salvador, que vem dos mascarados ao Trio Elétrico, é esse festival cultural que arrebata multidões, movimenta bilhões, gera empregos e merece este reconhecimento”, destacou. O projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.
Marcelo Queiroz (PP-RJ), deputado e presidente do colegiado fala sobre a importância cultural e econômica da festividade. “Além de se tratar de um verdadeiro expoente turístico-econômico, o carnaval baiano também se destaca pela variedade cultural de suas atrações e atua também como uma importante ferramenta de inclusão social”, ressaltou. Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2023, a Bahia recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes, sendo mais de um milhão em Salvador. Com isso, tudo se inverte em bilhões de reais injetados na economia local, contribuindo para a expansão de oportunidades de emprego, bem como, para a geração de renda.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.