Spadina Banks, drag queen e uma das idealizadoras do projeto. Foto: Caio Lírio.

Entre os meses de novembro e dezembro, o projeto “Drags da Independência” realizará diversas ações em Salvador, utilizando a potência da arte drag para dar vida à personagens invisibilizadas da História da Bahia. Spadina Banks, idealizadora da proposta e drag queen baiana, reúne as artistas Barbárie Bundi, Ferah Sunshine, Valerie O’rarah, Rainha Loulou e Dandara em um programa de ações que começam com a terceira edição da Escola de Drags. Depois, passando por recital, espetáculo e que terminam com um cortejo performático aberto, realizado no centro da cidade, em dezembro.

O projeto reconta a história da independência da Bahia com narrativas LGBTQIAPN+, celebrando a força da arte drag, vertente artística que historicamente se traduz em um ato político por respeito, inclusão, representatividade e reconhecimento de direitos. “É um prazer imenso poder contribuir para o nascimento de novos artistas nessa arte que nos cura e nos fortalece tanto com a Escola de Drags. Fico muito feliz em levar a arte drag para outros espaços e outras discussões com esse projeto. Ampliar a atuação de artistas drags é super importante, pois entendemos essa arte como um campo ampliado de possibilidades, não se limitando apenas a shows de dublagens em bares da cidade”, resume Spadina.

Barbárie Bundi, drag queen também idealizadora do projeto, conta que a arte drag é intrinsecamente complexa, envolvendo performance, interpretação, visualidades, criação de roteiro, e que é crucial aprofundar essa linguagem. “A Escola de Drags surge como um ponto de convergência para novos artistas da cena, acolhendo aqueles que se interessam por essa forma de expressão. Promovemos o encontro entre artistas já estabelecidos na cena e aqueles que estão iniciando sua jornada. A proposta vai além de apenas transmitir conhecimento; é uma forma de instrumentalizar um processo que muitas vezes nasce da vivência e experiência desses artistas em seus próprios shows” afirma.

Ao todo, serão três ações. Confira a programação:

Ação 1 – Escola de Drags – Ano III
Data: 27 de novembro a 5 de dezembro
Inscrições: até 25 de novembro, on-line.

Ação 2 – Espetáculo “Drags da Independência”
Data: 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, de quinta a domingo, às 21h
Local: Carmén Lounge Bar (Rua Carlos Gomes, 860 – Centro).

Ação 3 – Cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro”
Data: 17 de dezembro (domingo), às 17h
Local: saída Praça Castro Alves

“Drags da Independência”. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify.