Equipe Asttra no NASA Space Apps Challenge. Foto: Reprodução/FIEB

O SENAI CIMATEC recebeu a sétima edição do NASA Space Apps Challenge, entre os dias 04 e 07 de outubro, em Salvador. Na ocasião, dois projetos realizados por equipes da capital baiana foram selecionados para participar da etapa mundial da competição tecnológica.

Um dos projetos envolve auxílio para a indústria agrícola, através de uma plataforma acessada por um sensor no solo e produzida para ser utilizada por diversos níveis de escolaridade e produtores agrícolas. “Nosso projeto é voltado a isso, a resolver o problema da fome, enquanto a gente ajuda toda a indústria agrícola a resolver o problema de má utilização de recursos hídricos”, destacou Guilherme Mota, integrante da equipe Asttra

Com um jogo que combina “ciência real com aventura em uma plataforma interativa, em que os usuários assumem o papel de defensores ambientais, exploram ecossistemas diversos, desde mares poluídos até florestas ameaçadas por queimadas”, como explica Wendy Barbosa, a equipe Ocean Code desenvolveu o projeto “Globe Explorers”, ferramenta destinada para a consciência ambiental.

A última edição do hackathon – evento em que competidores demonstram suas habilidades em programação para resolver problemas – promovido pela NASA recebeu projetos de diversos países e a edição baiana contou com mais de 200 participantes. O resultado da etapa mundial será divulgado no começo de 2025 pela instituição estadunidense.

Equipe Ocean Code no NASA Space Apps Challenge. Foto: Reprodução/FIEB

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify