Olimpio Lima, Ginno Larry, Dandara Costa e Uran Rodrigues. Foto: Reprodução e Viny Soares

A festa mais esperada da alta estação brasileira está se aproximando. O Carnaval de Salvador, a maior festa de rua do mundo, traz em seu epicentro neste ano as celebrações dos 40 anos do Axé Music e uma gama de artistas, blocos e camarotes para agitar os milhares de foliões que pularão atrás dos trios pelas avenidas da capital baiana. Para que a engrenagem da folia funcione, é necessária uma vasta rede de profissionais trabalhando para que tudo saia nos conformes. Dentre eles, estão aqueles responsáveis pelas estratégias de marketing, pela visibilidade das festas, gerenciamento de marcas e, sobretudo, responsáveis por criar experiências para os convidados. Pensando nisso, o Anota Bahia conversou com RP’s e Promoters envolvidos com o Carnaval soteropolitano e nacional, para entender como funciona essa engrenagem.

O RP e vereador de Vera Cruz, Olimpio Lima, reforça que trabalhar com marcas e pessoas no Carnaval de Salvador é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade única. “No meu caso são anos de dedicação que reverberou de maneira muito positiva, que envolve milhões de pessoas, tanto soteropolitanos quanto turistas, e cada detalhe precisa ser bem planejado para garantir que a experiência seja inesquecível”, conta. A gestão de marcas nesse cenário exige estratégia, criatividade e capacidade de adaptação. Segundo ele, as empresas querem visibilidade e engajamento, mas precisam se conectar de maneira autêntica ao espírito da folia, criando ativações inovadoras, garantindo presença nos circuitos redes sociais e, claro, lidar com imprevistos.

“A gente fica meio apreensivo, querendo que dê tudo certo, né? Programa o ano todo, organiza camarotes, blocos, espaços para receber os artistas, hotéis, festas a parte, ensaios e tal. Mas com certeza é a festa mais esperada do ano”, afirma Ginno Larry. O promoter conta a vontade de querer atender todo mundo, abraçar todos e todas as marcas, mas reflete que é um dever difícil de se fazer e que sempre buscar receber todos com alegria para proporcionar momentos marcantes. “Leva uma turma para um lado, outra pra outro, outra pra um trio, outra pra um beach club, outra para passear de barco. É muito complicado, muito cansativo, tem muitos imprevistos, mas na hora a gente consegue saber driblar e sempre dá certo”, revela.

“O nosso compromisso é fazer com que todos tenham a melhor experiência da vida com a nossa festa”, esse é o lema do agitador cultural e RP, Uran Rodrigues, que sempre presta atenção aos detalhes para tornar os espaços cada vez mais acolhedores, inclusivos e diversos. Enquanto assina o Camarote Glamour e cuida da agenda de artistas em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, ele explica o balanço na hora de fazer a curadoria desses eventos, trazendo pessoas bacanas e interessantes que possam oferecer ao nosso cliente entregas satisfatórias e respeitosas.

“Sempre buscamos levar gente que tenha empatia e verdade no que produz. Artistas, influenciadores e personalidades que tenham um trabalho de soma na sociedade. Vai muito além da quantidade de seguidores ou da fama aparente e sim o que compartilham com o mundo”, conta Uran, que também estará com eventos pré-Carnaval – com o esquenta do Baile O Pente, em Salvador, no dia 21 de fevereiro – e com eventos pós-Carnaval – com a Ressaca do Pente no dia 07 de março, em São Paulo.

A promoter Dandara Costa, que está assinando espaço na Sapucaí, afirma que entender o perfil do cliente faz chegar ao público ideal para converter credibilidade e resultado para marcas. “[A lista de convidados e VIPs] é sempre baseada na expectativa do cliente pensando nos pilares essenciais para qualquer evento de sucesso. Alinhamos as atrações musicais, público alvo, perfil de consumo e alegria”, detalha.

“Se a lista é pra camarote, se a lista é pra bloco, se a lista é pra festas corporativas ou fechadas, tem todo um aparato. Depende de quem contrata a gente. Então, eles dão um briefing do que que eles querem e com o estilo de pessoa para que seja convidado. Geralmente, minhas festas são muito misturadas, eu adoro fazer a mistura, porque acho que festa boa tem que ter de tudo. Mas geralmente os contratantes exigem alguma coisa ‘Eu quero mais blogueiro, quero artista, quero influência, quero pessoas desconhecidas’. Eles têm o pedido deles. Mas a gente acaba dando uma driblada e convida de tudo, porque festa boa, como a gente sempre diz, tem que ter de tudo”, conta Ginno, que estará assinando o Camarote Harém.

Durante a conversa, Olimpio detalhou algumas estratégias utilizadas quando se trabalha com listas de convidados e presenças VIPs, como: RSVP com follow-up personalizado e listas com diferentes categorias, como confirmados, lista de espera e presenças essenciais. Além disso, o promoter reforça é necessário um eficiente controle de entradas para evitar penetras e garantir a segurança. “Eles são protagonistas da festa e precisam estar confortáveis e bem assistidos para entregar performances memoráveis”, conta.

O promoter, que está assinando o Camarote Brahma, conta que os convidados VIPs recebem um tratamento especial, como lounges exclusivos, brindes personalizados e interações diferenciadas com marcas e anfitriões. “Esse processo garante que o evento seja relevante, atraente e bem-sucedido, criando impacto tanto para os participantes quanto para os organizadores. É bem desafiador pois lidamos com marketing e vendas, burocracia e autorizações, sobretudo pessoas. A energia do Carnaval é única, e trabalhar para que tudo aconteça como esperado ou até melhor é o principal, é gratificante”, conta Olimpio.

“Conduzir um evento com a responsabilidade de fazer convidados e clientes felizes é sempre um desafio. Quando encontramos a Alquimia correta e conectamos o mailing ao que a marca quer comunicar o resultado é satisfatório. Conectamos marcas, artistas, comunicadores e convidados especiais com eventos para construir uma história de credibilidade e visibilidade para os clientes”, declara Dandara Costa.

Uran Rodrigues. Foto: Viny Soares
Dandara Costa. Foto: Renata Marques
Ginno Larry. Foto: Renata Marques/Anota Bahia
Olímpio Lima. Foto: Renata Marques

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify