Além de decidir o futuro Presidente da República, os eleitores tomaram decisões importantes no segundo turno da eleição de governadores neste domingo (30). Candidatos do PT e do União Brasil são maior número entre os eleitos pelo país.
Petistas governarão Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, enquanto o União Brasil ficou com Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, em todos os casos por meio de reeleições. A eleição petista na Bahia ficou por conta de Jerônimo Rodrigues, ex-secretário de Educação do governo Rui Costa.
Com a vitória de Tarcísio de Freitas sobre Fernando Haddad em São Paulo, estado mais populoso do país, o Republicanos lidera pela primeira vez em número de governados no país, com cerca de 46,6 milhões de pessoas.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que lidar com 14 estados governados por apoiadores de Bolsonaro, assim que tomar posse. Praticamente todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção do Espírito Santo, são governados por aliados bolsonaristas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.