Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta segunda-feira (18) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de compartilhar detalhes de sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na última sexta-feira (15), no Alasca. Segundo Putin, o encontro foi “positivo” e buscou avanços em direção a um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.

De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 30 minutos e abordou os principais pontos tratados entre russos e norte-americanos. Putin também mencionou a iniciativa do Grupo de Amigos da Paz, liderada por Brasil e China, que busca construir entendimentos comuns para apoiar negociações internacionais de paz.

Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio brasileiro a todas as iniciativas que possam levar a uma solução pacífica para o conflito, que já dura mais de três anos. “O presidente Lula reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações”, diz a nota oficial.

Após o encontro no Alasca, Trump e Putin afirmaram ter registrado progresso em direção a um acordo, mas não apresentaram detalhes sobre os entendimentos alcançados. Nesta segunda-feira, Trump deve se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dando sequência às tratativas em busca de uma saída diplomática para a guerra.

Vladmir Putin e Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify