Hyundai. Foto: Claudinho Coradini/Estadão.
Hyundai. Foto: Claudinho Coradini/Estadão.

Fabricantes brasileiras de veículos voltam a interromper suas produções por falta de consumidores, após dois anos de paradas forçadas por escassez de componentes, principalmente de chips. A General Mortors, Hyundai e Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) vão suspender as linhas de produção e dar férias coletivas aos funcionários a partir desta segunda-feira (20).

A desaceleração da atividade econômica, inflação alta e juros elevados estão frustrando as expectativas do setor e levando empresas a ajustarem os planos de produção. Esse quadro pode se prolongar até 2024, segundo economistas do departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, e fábricas devem realizar novas paradas.

A Hyundai, que produz os modelos HB20 e Creta, interrompeu suas atividades hoje. A Stellantis vai diminuir a produção da Jeep a partir da quarta-feira (22) e depois de uma semana, vai interromper toda a produção de SUVs Renegade, Compass, Commander e da picape Fiat Toro. A General Motors vai suspender a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer a partir do próximo dia 27. As montadoras alegam a queda da demanda.

Demanda por carros perde fôlego com inflação e juros altos. Fonte: ANFAVEA e ANEF. Gráfico: Estadão.
Demanda por carros perde fôlego com inflação e juros altos. Fonte: ANFAVEA e ANEF. Gráfico: Estadão.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.