A partir desta quinta-feira (12), o artista carioca Raul Mourão vai apresentar a mostra “Volume Vivo”, trazendo elementos arquitetônicos de Salvador, como grades e janelas ornamentadas, como ponto de partida para refletir poeticamente sobre a cidade. A exposição poderá ser visitada até 8 de fevereiro na Alban Galeria, na capital baiana. O resultado de suas observações e pesquisas pode ser contabilizado em 38 obras no total, sendo 11 esculturas, 18 desenhos e 9 pinturas.
Além disso, um vídeo de 20 minutos complementa a exposição com imagens documentais de Salvador captadas em parceria com o jovem filmmaker e fotógrafo carioca Tchaca. A exposição é acompanhada de uma entrevista do curador e crítico de arte Pablo León de la Barra, que conversou com Mourão sobre sua trajetória e a conexão do artista com a capital baiana, entre outros assuntos.
“Volume Vivo é um diálogo plástico/poético com Salvador, cidade que frequento regularmente desde 2013 quando Cristina e Roberto Alban me convidaram para fazer minha primeira individual na recém-inaugurada galeria. Nessa exposição, decidi criar construções escultóricas e gráficas a partir dos fluxos e da dinâmica da cidade. Um exercício de capturar uma certa energia de Salvador e a transformar em um experimento artístico que combina diferentes técnicas e referências, tecendo uma narrativa visual ficcional (no caso das esculturas, pinturas e desenhos) e documental (no caso do vídeo)”, conta Raul Mourão.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify