No dia 28 de junho, a Rede D’Or São Luiz – que possui unidades de saúde em oito estados, incluindo a Bahia – fará o lançamento do Grupo Brasileiro de Doenças Peritoneais, em Salvador. A iniciativa é a primeira do país e visa o desenvolvimento de pesquisas, estudos clínicos e estabelecer um protocolo nacional de opções de tratamento que almejam uma melhora clínica dos pacientes.
A cerimônia contará com a presença de Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, cirurgião geral da Rede D’Or São Luiz, e oncologistas dos hospitais Aliança, São Rafael, Cardiopulmonar e Clinica CEHO (unidades da RDSL na Bahia). Cada estado terá um núcleo regional, tendo a Bahia, o cirurgião oncológico, Dr. Claudio Quadros, como responsável.
“O Grupo Brasileiro de Doenças Peritoneais é um marco no tratamento das neoplasias peritoneais no Brasil por viabilizar que pacientes em todo o território nacional possam ser tratados por equipe multidisciplinar, com os protocolos oncológicos mais atuais e efetivos. Um dos maiores ganhos é criarmos uma verdadeira rede de troca de informações, definição de terapêuticas e possibilidade de tratamento que buscam o mais eficiente resultado para cada caso”, avaliou Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.