Essa não foi a primeira vez que o ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, protagonizou capítulos polêmicos, que inclusive, foram de encontro ao posto que ocupou, em um momento tão delicado, como se vive em uma pandemia. Além do episódio em que proferiu xingamentos a empresária e chef Angeluci Figueiredo, do Restaurante Preta, outros momentos ilustram sua biografia enquanto gestor da saúde.
Em março deste ano, ele enviou para diversos artistas, incluindo Ivete Sangalo, mensagens, através do Twitter, cobrando engajamento da parte deles em relação a pandemia. Em tom ríspido, disparou: “Você deveria ser mais envolvida em questões sociais. O Brasil está no caminho do colapso na saúde. O que você fez para ajudar a evitar?”.
Na época, a cantora repudiou e respondeu: “Me respeite! O senhor definitivamente desconhece os meus feitos. Aplique as suas impressões a ações que são da sua responsabilidade. Pratique isso com os seus, em busca de resultados para aqueles que o colocaram nessa posição. Trabalhe para o povo”.
Ainda em março, quando as academias estavam fechadas por conta de uma segunda onda, que assolou o estado, ele publicou em suas redes sociais, uma foto onde malhava, com a justificativa de que estava se curando da Covid-19. Na época, diversos empresários do segmento fitness se revoltaram e pleitearam para que os estabelecimentos do gênero fossem contemplados na lista de atividades essenciais.
E em novembro do ano passado, Fábio foi visto em uma foto, onde estava aglomerando com diversas pessoas, sem usar máscara de proteção facial. Descobriu-se que o evento, que reuniu cerca de 100 médicos, contou até com atração musical, no Hotel Deville Prime, em Salvador.