
A poeta baiana Renata Ettinger se prepara para lançar, no dia 8 de agosto, seu novo livro ‘]não cabe nas mãos[‘, durante a programação da Flipelô 2025. No Largo Tereza Batista, a escritora fará o pré-lançamento da obra e baterá um papo sobre poesia e criação com o publicitário e poeta Mário Garcia Jr. Sustentada pelo não dizer, a quinta obra de Renata se ergue do silêncio e da falta, dos gestos-versos que escapam, dos vazios que insistem. “Neste livro, abro espaço para escrever o que não cabe nas mãos, mas que insiste em permanecer em desalinho – no desejo de devolver ao leitor alguma forma de abrigo”, conta a autora.
Ao “acolher a ação que não” e “exercer o não verbo”, ela conduz o leitor por uma escrita onde o silêncio, o silenciar e o silenciamento se estabelecem. A poeta percorre recônditos, nãoditos, subterfúgios; e costura seus versos com os de outros poetas que iluminam e atravessam sua voz. O livro tem edição de Maria Luiza Machado, poeta e fundadora da Mormaço Editorial, e orelha assinada pela escritora Maria Ávila. O projeto gráfico e a ilustração da capa são de Isabela Sancho. Já a produção editorial é de Marcus Cardoso e Juliana Cajives, que também assina a revisão da obra e o posfácio.
“Participar de feiras literárias como a Flipelô e a Flip é, para mim, mais do que um lugar de circulação da obra — é um espaço de encontro, escuta e partilha. A poesia, que muitas vezes nasce no silêncio, se completa quando encontra o outro. Estou feliz e emocionada por lançar ‘]não cabe nas mãos[‘ nesses eventos tão potentes. Que esse livro encontre leitores dispostos a acolher o que não se nomeia, mas pulsa”, conta Renata.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify