A exposição ‘100 Anos de Antônio Rebouças’ está aberta ao público e com acesso gratuito até a próxima sexta-feira (24), no Espaço Josaphat Marinho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Dez dos quadros que integram o acervo do pintor baiano Antônio Rebouças (1922-2013) foram recuperados pela restauradora baiana Zeila Machado.
“Encontrei nesses quadros sujidades e perdas de policromia, por isso fiz tratamento com teste de solvência, preenchimento de lacunas nas áreas de perda das cores, reintegração cromática e, por fim, aplicação de verniz de proteção”, explica a restauradora.
Os dez quadros fazem parte de um acervo maior, com cerca de 80 itens, entre pinturas, esculturas e desenhos pertencentes à filha de Antônio Rebouças, Adelina Rebouças. As pinturas foram feitas há mais de 20 anos e sofreram com o calor e umidade típicas da capital baiana. Portanto, Zeila foi capaz de resgatar a criação original do artista.
“A maior parte do acervo revela uma arte inquieta, jovem, surpreendentemente pop e contemporânea, apesar de serem obras produzidas quando meu pai já tinha entre 70 e 80 anos de idade”, afirma Adelina.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.