Fabrício Lemos e Lisiane Arouca
Fabricio Lemos e Lisiane Arouca. Foto: Leonardo Freire.

A revista Exame divulgou, nesta quinta-feira (24), a lista dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil 2025, ranking em que 65 jurados – entre jornalistas, críticos e influenciadores gastronômicos – indicam as melhores casas da culinária. Entre os mais de 500 estabelecimentos apostados, o Origem, em Salvador, foi eleito o melhor restaurante do país. Essa é a primeira vez que um restaurante fora do eixo Rio-São Paulo lidera a lista. Comandado pelos premiados chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, a casa recebeu 27 votos, o que os rendeu a alcunha de “reis da alta gastronomia baiana”. O Origem traz em seus pratos a união entre a culinária da Bahia com a herança da luta pela resistência. O reconhecimento chega em meio a boa fase dos dois chefs, que foram premiados no The Best Chef Awards 2024, na categoria “2 Knifes”.

Poucas posições depois, em 9º lugar, aparece outra casa soteropolitana: o Manga, com 12 votos. Os chefs Dante e Kafe Bassi, que também foram premiados no The Best Chef Awards, mas na categoria “1 Knife”, trazem à cozinha uma extensão da família, pensando em um espaço para receber amigos e familiares. O Manga aposta em receitas criativas, abrangendo a culinária baiana e de outras influências ao combinar a vivência dos dois líderes, com influências do Brasil e da Alemanha, que trabalham sempre a quatro mãos. A casa também tem produção própria de pães e sorvetes, além de uma pequena horta com ervas frescas.

Também na capital baiana, o Dona Mariquita, liderado pela chef Leila Carreiro, aparece em 27º lugar. A casa é conhecida por pratos da cozinha patrimonial da Bahia, como o arroz de hauçá e a sua famosa poqueca de camarão, prato de origem indígena que é preparado na folha de bananeira. Os chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos aparecem novamente na lista com o restaurante Orí, em 55º lugar, e suas opções com ingredientes regionais. Já na 61º posição, aparece o restaurante Boia, localizado no Horto Florestal. O chef Kaywa Hilton une a gastronomia litorânea com a sustentabilidade e contemporaneidade.

Sob o comando do chef Edinho Engel, o restaurante Amado e sua vista para a Baía de Todos-os-Santos alcançou a 71ª posição na lista. Ao lado do sócio Flávio Bandeira, a casa tem a proposta de culinária contemporânea brasileira com toques baianos. Em 80º lugar, a chef Tereza Paim aparece com o Casa de Tereza, localizado no Rio Vermelho. O restaurante já possui mais de uma década na cena soteropolitana, famoso por pratos da culinária baiana e regional, além de outros itens do cardápio, sendo uma ótima experiência para sentir de perto os sabores da gastronomia, cultura e história.

Fechando as participações soteropolitanas na lista da EXAME, o restaurante Preta, na Ilha dos Frades, aparece em 94º lugar. Chefiado por Angeluci Figueiredo, conhecida internacionalmente como chef Preta, o estabelecimento sempre recebe diversas personalidades nacionais que desfrutam de frutos do mar e ingredientes frescos. A gastronomia autêntica da Bahia se une a vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos.

Kafe e Dante Bassi
Kafe e Dante Bassi. Foto: Leonardo Freire
Angeluci “Preta” Figueiredo. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify