Do dia 31 de janeiro até 03 de março, o restaurante Solar Gastronomia receberá a exposição “Um Barquinho para Iemanjá”. O espaço fica na Rua da Fonte do Boi, no Rio Vermelho, Salvador. Com idealização do fotógrafo Mário Edson, a mostra reúne 25 artistas 26 obras, entre barquinhos customizados, fotografias e pinturas. Segundo ele, a ideia nasceu do desejo de fazer uma provocação aos artistas para que saíssem do lugar comum. “Os tributos a Iemanjá muitas vezes são feitos à exaustão, sem propósito ou desafios, minha ideia era criar algo diferente e com referências fortes. Os barquinhos entraram na história com essa função: tirá-los da zona de conforto numa espécie de desafio. Tantos os artistas plásticos e suas diversas técnicas, como também os fotógrafos, cujas fotografias teriam que conter um barquinho como elemento”, conta.
“Nesta edição também convidei a fotógrafa Milene Rizzo, que vem inovando e buscando novos experimentos com a fotografia usando-a como suporte para bordado, trazendo mais ideias diferentes para a mostra”, completa o fotógrafo. Além disso, Mário revela que a escolha do restaurante surgiu da vontade de estar mais próximo ao mar e a casa do Rio Vermelho. “Precisávamos estar no Rio Vermelho, o berço de todos os tributos a Iemanjá, o Solar Gastronomia tem tudo a ver com a nossa proposta, e essa proximidade nos traz uma troca de energias e saberes”.
Por sua vez, para a chef Andrea Nascimento, CEO e líder da cozinha do Solar, o evento é uma forma de se conectar com as raízes do bairro. “É muito importante estar no berço de todos os tributos a Iemanjá. Estou honrada em abrir as portas do Solar Gastronomia para essa manifestação única de arte idealizada pelo meu amigo Mário Edson, que homenageia a Rainha do Mar”, declara. Por fim, vale lembrar que a mostra acontece no horário de funcionamento do restaurante. Sendo assim, de domingo à quarta, das 11h30 às 23h, quinta à sábado, das 11h30 à 00h.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.